Construtora Coenco é atacada por hackers
As ameaças virtuais são um sério problema que merece todo cuidado e atenção. Grandes e pequenas empresas invadidas por hackers descobriram, da pior maneira, que negligenciar a segurança pode sair muito mais caro do que investir em sistemas de proteção.
A tecnologia cresce e evolui diariamente. A fim de se manterem competitivas no mercado, as empresas precisam acompanhar essa evolução. Um ataque de hackers traz graves consequências ao negócio, tanto financeiras quanto à sua imagem no mercado. Por isso, elas precisam utilizar sistemas que ofereçam proteção e segurança.
Algumas empresas Paraibanas foram invadidas recentemente pelos hackers, entre elas a Energisa. Essa semana o empresário Paraibano George Ramalho Barbosa teve sua empresa, do ramo da construção civil, hackeada e todos os arquivos de sua empresa foram criptografados. Os hackers exigem a quantia de mais de U$ 10.000,00 (dez mil dólares) em criptomoedas para devolver os arquivos sequestrados. O empresário George Ramalho já comunicou a Polícia Federal e contratou uma empresa de Santa Catarina para tentar solucionar o problema, pois os hackers criptografaram inclusive o backup, contudo a empresa continua praticamente parada há mais de uma semana em função do problema.
Todas as organizações precisam investir intensamente em segurança da informação. Para evitar que sua empresa faça parte dessa lista, é fundamental seguir algumas dicas de segurança!
Mantenha os sistemas atualizados
Manter todos os sistemas (operacionais e aplicativos) atualizados é uma questão de segurança. Isso porque a maioria das atualizações de sistemas corrige falhas dessa ordem.
Faça backup dos dados
É essencial manter os backups atualizados. Dessa maneira, é possível recuperar o ambiente em casos críticos.
Utilize senhas seguras
Uma das falhas de segurança mais comuns para a maioria das empresas está na fragilidades das senhas. Utilização de mesma senha para diferentes aplicações é um grande erro, pois caso alguma delas seja violada o hacker pode ter acesso a todos os seus dados.
A utilização de senhas com letras + números + caracteres especiais é sempre indicado para evitar ataques de força bruta. Além disso, as senhas devem ser alteradas regularmente.
Proteja os e-mails
Os e-mails são a porta de entrada da maior parte dos ataques virtuais existentes. Por isso, investir em determinados sistemas, como gateways de e-mails, é fundamental para garantir que o canal de e-mail da empresa esteja seguro.
Grande parte dos ataques só são possíveis por causa de falhas humanas, como ocorreu na empresa do Paraibano George Ramalho. E o maior meio para se aproveitar dessas falhas é certamente o e-mail.
George Ramalho Barbosa
Comentários
Postar um comentário