Mercado Municipal de São Paulo - Por George Ramalho Barbosa

 


Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é img_3420.jpg
Foto - Arquivo Pessoal George Ramalho Barbosa

Se você está pesquisando e montando o seu roteiro para conhecer a capital paulista, já deve saber que o Mercado Municipal de São Paulo é uma das principais atrações da cidade e parada obrigatória de todo mundo que vai turistar na cidade.

Provavelmente, seus amigos e parentes que já visitaram o lugar sempre te recomendam a visita e falam sobre o sanduíche de mortadela, o pastel de bacalhau e até mesmo das fruta inesquecíveis. "Vou contar um pouco sobre minha experiência no Mercadão de São Paulo" George Ramalho Barbosa.

História do Mercadão

Inaugurado em 1933 e assinado pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, o Mercado Municipal de São Paulo ou Mercadão, como é chamado pelos paulistas, é um dos edifícios mais tradicionais da capital. No seu interior, os visitantes podem observar vitrais do artista Russo Conrado Sorgenicht Filho que dão ainda mais charme ao local.

Ele foi construído próximo ao rio Tamanduateí para substituir o antigo Mercado Central que funcionava a céu aberto em plena 25 de março. Em 2004, o Mercadão foi reformado, sua fachada e seus vitrais foram revitalizadas e o seu espaço interno foi ampliado, onde um mezanino foi criado dando espaço para novos restaurantes e uma área gourmet. Hoje ele possui 30m de altura, 2 andares e 12.600 m de área.

mercado municipal paulista

O que comprar?

Queijos, bacalhau, frutas, cereais e temperos. De todas as coisas que eu vi vendendo por lá, essas definitivamente foram as que mais se destacaram. Mas eu, infelizmente, tenho um notícia para dar: os preços das coisas são bem salgados.



Onde comer?

O Mercadão também é famoso pelos seus inúmeros restaurantes, mas os dois pratos mais famosos do local são: o sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau. Eles estão a venda em quase todos os quiosques do Mercadão, mas tradicionalmente as pessoas gostam de comer o pastel no Hocca Bar (G7 no mapa) e o sanduíche de mortadela no Bar do Mané (E14 no mapa). Eles ficam localizados bem próximos um do outro, não tem erro.

Os dois restaurantes apesar de um pouco mais caros, são muito bem servidos e servem como uma refeição. Para provar as duas delícias, eu e minha mãe (que me acompanhou na visita) deixamos de almoçar e dividimos os dois pratos e mesmo assim quase abortamos a missão no meio, era muuuita comida!

O FAMOSO Bacalhau - R$ 19,50

Como chegar?

Endereço
Rua da Cantareira, 306, próximo à Rua 25 de Março e ao Parque Dom Pedro II.

Metro
De metrô, você pode descer na estação Luz ou São Bento, ambas são próximas ao mercado.

Carro
Quem pretende ir de carro, pode ficar tranquilo porque o Mercadão possui um estacionamento próprio e ao redor dele existem vários estacionamentos particulares.

Bicicleta
Quem quiser fazer um exercício e ir de bike, deve ficar ligado porque existem apenas 22 vagas disponibilizadas pela prefeitura.

Horário de Funcionamento

Atacado
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.

Lembrando que o Mercado Municipal de São Paulo não está aberto em todos os feriados do ano. Para não dar com a cara na porta, lembre-se de conferir o calendário oficial que eles liberam anualmente. Assim não tem erro!

Curtiu as minhas dicas? Viaje com a gente em nossos outros canais:

INSTAGRAM: instagram.com/prefiroviajar
FACEBOOK: facebook.com/prefiroviajaroficial
TWITTER: twitter.com/prefiro_viajar
YOUTUBE: youtube.com/c/prefiroviajarbr

George Ramalho Barbosa

www,georgeramalho.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cacoal Selva Park - Cacoal/RO

La Huella Parador, Uruguai - George Ramalho Barbosa

Eco Resort do Cabo - Pernambuco